Como famílias Milionárias economizam em impostos com uma simples decisão?

Você sabia que um processo de inventário toma 15% de toda a herança de uma família milionária?
Por exemplo, se você e sua família possuem um capital de 5 milhões, 750 mil reais serão sugados apenas para se ter acesso aos recursos!

1
Compartilhamentos
Pinterest Google+ WhatsApp

Você sabia que um processo de inventário toma 15% de toda a herança de uma família milionária?

Por exemplo, se você e sua família possuem um capital de 5 milhões, 750 mil reais serão sugados apenas para se ter acesso aos recursos!

Devido a esse prejuízo, muitas famílias estão procurando novas estratégias de sucessão em que não haja uma perda tão grande. Alem de impostos, estão atreladas a sucessão patrimonial taxas e honorários advocatícios, e talvez o pior aspecto em uma situação dessas, o tempo que o dinheiro pode levar para estar disponível, inventários litigiosos costumam se arrastar por anos.
Uma alternativa muito utilizada atualmente é a criação de Holdings Familiares, porem esta opção também requer um custo técnico alto como confecção de contratos, contratação de advogados, contratação de contabilidade e talvez até um administrador são despesas a ser consideradas.

Mesmo com tantas possibilidades, os milionários ao redor do mundo estão aderindo a uma alternativa pouco convencional, e tendo um resultado espetacular com o seguro de vida resgatável.
Esta modalidade apresenta uma tranquilidade familiar maior, a garantia de que não haverá cobrança de honorários advocatícios ou o imposto ITCMD (Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação).

Os seguros de vida tem legislação própria a respeito do pagamento de indenização, os pagamentos destinados aos beneficiários são feitos sem passar pelo inventario, diretamente aos escolhidos na apólice, inclusive com percentuais já estipulados pelo segurado em vida

Existe uma insegurança ao contratar um seguro de vida, por conta da possível dificuldade em receber o dinheiro da indenização ou do risco de arcar com parcelas altíssimas. Felizmente esse cenário mudou significativamente nos últimos anos com o crescimento de seguradoras, modernização dos produtos e pulverização do risco, resultando em um pagamento muito mais rápido já que a avaliação de risco pode ser feita previamente.

Mas o que devo considerar se decidir escolher esta estrategia?

Esse seguro de vida, deve considerar um indenização que seja suficiente para arcar com os altos custos do inventário e também despesas com a manutenção do padrão de vida da família.

Os seguros contam com um processo bem rápido de recebimento se comparado ao prazo para a realização e conclusão de um inventario, a partir da comunicação do evento a seguradora, basta enviar todos os documentos necessários, e a SUSEP exige o pagamento no prazo máximo de 30 dias com pena de multa a seguradora que incorre em atrasos, as seguradoras que realizam exames prévios costumam pagar essas indenizações em cerca de 5 dias uteis, prefira estas empresas.

Esses benefícios são apenas para quem tem muito dinheiro?

As vantagens de agilidade e custo muito menor são para todas as pessoas que utilizam seguros de vida, pois a economia é percentual. Inclusive quem tem menos recurso, deve se preocupar ainda mais em relação ao tempo que a família ira levar para liberar o dinheiro caso aconteça uma fatalidade. Existem seguros para todos os bolsos, e planos que podem custar menos do que uma pizza por semana.

Outro ponto importante é buscar um profissional capaz de auxiliar na avaliação dos riscos envolvidos em sua vida e na sua sucessão, contratar o seguro sem avaliar todas as partes envolvidas, pode acabar gerando o resultado inverso e sua família ficar presa em um produto sem liquidez ou com penalidade alta para saída.

Mais informações, melhores decisões.

Felipe Cavalcante é proprietário da Yankas Seguros, Investimentos e Educação Financeira, membro do MDRT (Million Dollar Round Table), Corretor Habilitado pela SUSEP desde 2004, Especialista em Planejamento Financeiro Familiar, também é membro do Comitê do Grupo TECO de empreendedores formados pelo EMPRETEC do Sebrae que conta com cerca de 500 empresas participantes em varias regiões do estado de SP.

 

1
Compartilhamentos
Pinterest Google+ WhatsApp

Felipe Cavalcante